Siga estas três dicas simples antes de comprar um notebook

Não é preciso analisar minuciosamente a ficha técnica de uma máquina para fazer uma boa escolha. Basta seguir estas nossas regrinhas.

De tempos em tempos familiares, amigos e conhecidos me pedem conselhos antes de comprar um novo computador. “Qual devo comprar?”, perguntam eles. “Do que preciso?”. E, com frequência cada vez maior, “Devo comprar um notebook ou um tablet?”. 
Estas são perguntas importantes, com certeza, mas não são muito difíceis de responder. Um tablet pode substituir um notebook se tudo o que você quer fazer é navegar na web, ler seus e-mails e participar de redes sociais. Mas se você precisa “trabalhar”, seja na escola, na empresa ou no dia-a-dia, um notebook ainda é a melhor escolha, já que te dará um teclado, uma tela maior, muito espaço para seus arquivos e compatibilidade com todos os seus programas favoritos.
Mas que tipo de notebook você deve escolher, e em quais detalhes e recursos prestar atenção? Não é preciso analisar minuciosamente configurações e termos técnicos para fazer uma boa escolha, basta seguir estas três regras simples.
1. Escolha um modelo com pelo menos 4 GB de RAM
Isso significa “quatro gigabytes de memória”, para fugir um pouquinho do jargão. Menos que isso e sua máquina logo vai estar lenta que nem uma carroça. Esta é uma dica que você deve ter em mente sempre que surge uma promoção “imperdível”. Muitos dos modelos mais baratos tem apenas 2 GB de RAM, o que não é suficiente. E esta regra também se aplica aos desktops.


-->


2. Se puder arcar com o custo, opte por um SSD
Uma unidade de estado sólido (SSD, do inglês Solid State Drive) é um novo tipo de dispositivo de armazenamento que vem para substituir os tradicionais HDs. Usa chips para armazenar os dados, em vez de pratos magnéticos presos a motores, e portanto gera menos calor, consome menos energia e acessa os dados com muito mais agilidade. Como resultado a máquina fica muito mais “esperta” na hora de ligar, copiar arquivos e abrir aplicativos. 
Você vai pagar mais por um notebook com um SSD, e eles tem menor capacidade do que um HD de preço equivalente. Mas de quanto espaço você realmente precisa? A maioria dos usuários domésticos que conheço raramente ultrapassa a marca dos 100 GB, portanto um notebook com um SSD de 128 GB seria o suficiente. Embora isso possa parecer um retrocesso comparado aos HDs de 750 GB ou 1 TB (1024 GB) disponíveis no mercado, o ganho no desempenho com certeza compensa o gasto extra.
3. Experimente antes de comprar
Não dá para negar que as lojas online são incrivelmente convenientes, mas ainda vale a pena ir até uma loja “de verdade” e dar uma olhada nos notebooks disponíveis. Assim você pode conferir pessoalmente a qualidade do teclado e do touchpad, bem como da tela: ela é brilhante o suficiente? Mostra tantos reflexos a ponto de parecer um espelho? A imagem distorce se você mudar o ângulo da tela? Essas são coisas que não dá pra analisar online.
Uma “regra” extra
Note que não mencionei nada sobre processadores em nenhuma das dicas acima. É que a maioria dos processadores é rápida o suficiente para as tarefas do dia-a-dia, a não ser que você esteja planejando fazer edição de video ou jogar. Pra navegar na web não há muita diferença entre um Core i3 ou Core i7, por exemplo, e a primeira opção é mais barata.
Digo a mesma coisa quanto a marcas: todas as grandes marcas são boas o suficiente. Ainda assim, vale a pena fazer a “lição de casa”: jogue a marca e modelo da máquina no Google e veja o que outros usuários estão falando sobre ela, para evitar surpresas.
Fonte:pcworld

>