SEJA HUMILDE COMO O SENHOR JESUS FOI

Por que e tão raro alguém pregar sobre humildade nos púlpitos de nossas igrejas nos dias de humildadehoje e ate mesmo em salas de aula nas escolas dominicais? será que este assunto não é Bíblico?, será que é pecado ensinar o povo de Deus a ser humilde?, porque esta tão escasso este assunto no meio do povo de Deus?, sendo o próprio senhor JESUS o maior exemplo de humildade que vemos na palavra de Deus, algo esta errado com certeza.
Vou começar pela definição da palavra: Humildade vem do Latim humus que significa “filhos da terra”. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstiarespeitopobreza, reverência e submissão.
A palavra Humildade aparece na Bíblia 18 vezes e a palavra Humilhar, ou humilhar-se. aparece 29 vezes, então de onde que o povo de Deus tira tanta soberba? da bíblia que não é!
Quero compartilhar alguns textos da palavra sobre este assunto que penso ser um dos mais importantes para a vida secular de um crente e vital para um ministro da palavra de Deus.
Veja este texto: Efésios 4:1e 2
- ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
O apostolo Paulo estava preso e encarcerado, mais com um papel e caneta nas mãos ele esta livre para repreender o obra de Deus como neste versículo especialmente, ele diz: Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, ou seja; prestem a atenção no que eu vou falar, escutem bem, não estou brincando: que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda Humildade, ….




Esta bem claro no texto de Paulo a igreja de Éfeso, que aquele que não é humilde, verdadeiramente não é digno de ser chamado filho de Deus, porque esta e a vocação que fomos chamados pelo pai para sermos filhos de Deus e o texto e ainda mais abrangente porque ele estava falando para toda a igreja no modo geral, então podemos dizer também que não é digno de ser chamado ao santo ministério, ao sacerdócio na casa de Deus, por isso que mesmo preso ele rogava e clamava de la de dentro para a igreja do lado de fora em Éfeso: Sejam Humildes!
Dura é esta palavra para todos nos, ela toca em quase todo o povo de Deus, especialmente em mim, porque sou também filho de Deus e o texto é para todos os filhos de Deus, chamados ao ministério ou não, temos que ser humildes.
Muitos crentes as vezes se perguntam porque não conseguem chegar ao topo de uma vida plena em Deus em todas as áreas de nossa vida, tais como; pessoal, familiar, profissional, social e principalmente ministerial. E uma pergunta muito complexa para se responder rapidamente, mais vou provar que a falta de humildade atrapalha diretamente você receber todas as bênçãos de Deus, conquistadas na cruz do calvário pelo o senhor Jesus.
Veja também este texto: Tiago 4:6
- Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Baseado neste texto, tomando como base que a soberba é exatamente o contrario de humildade, eu quero lhe fazer uma pergunta direta: Do que você mais precisa, da graça de Deus ou a resistência de Deus? A resposta esta no nível de humildade que você tem, que você pratica, que você vive aqui na terra diante dos seus mãos. Seja humilde para ser abençoado ou enfrente a resistência de Deus contra você.
Veja também este texto: Mateus 21:5 – Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.
O senhor Jesus era digno e é digno de entrar em Jerusalém no melhor meio de transporte da época, talvez numa carro agem coberta de ouro e jóias, comum para os ricos daquele tempo, mais não, ele preferiu um jumentinho, como diz o texto, filho de animal de carga, sem duvida era o fusquinha 69 da época.

Ele nos deu, e nos da especialmente nos dias de hoje, uma demonstração clara e de vida para ser seguido por todo povo de Deus, que ele era humilde e é humilde e será para sempre.

O que nos resta a saber agora é: se nos vamos seguir os seus passos ou não, o seu exemplo de vida ou não, a sua maneira de ser ou não, o seu estilo de vida ou não. Se a resposta e simples e fácil, então seja humilde para não errar o caminho e assim possamos ser iguais a ele aqui na terra, como ele foi , para sermos abençoados por Deus.

>