Saiba como apagar dados do disco rígido de forma segura


HD externo criptografado pode ser uma boa opção para aumentar segurança dos arquivos

HD externo criptografado pode ser uma boa opção para aumentar segurança dos arquivos

O leitor José Luís gostaria de apagar de forma definitiva todos os dados do HD (disco rígido) de seu computador. De acordo com o internauta, ele passará o PC para frente e não gostaria que ninguém conseguisse recuperar seus dados. Ele pergunta ao UOL Tecnologia se há uma forma caseira e 100% eficaz de deletar suas informações, de forma que seja impossível acessá-las.
Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida
Há diversos programas para garantir que, uma vez deletados, seus dados nunca mais serão recuperados. Aqui você encontra uma relação com vários deles. Entretanto, de acordo com especialistas ouvidos pelo UOL Tecnologia, nem mesmo esses programas podem, de fato, impedir que os dados sejam recuperados por profissionais.
"Há diversos meios de dificultar o acesso a informações já apagadas do HD de um computador", aponta Igor Beserra, engenheiro de aplicações da Seagate, empresa que desenvolve HDs. "Alguns programas específicos podem funcionar. Formatar a máquina diversas vezes também aumenta a proteção. Entretanto, como há empresas especializadas em recuperar dados, é impossível dizer que eles nunca serão acessados novamente."


-->



De acordo com Beserra, há somente duas formas extremamente seguras de jamais ter informações previamente deletadas recuperadas por terceiros. A primeira é utilizar computadores com HD com proteção extra aos dados – protegidos por criptografia, eles embaralham as informações e jamais permitem que pessoas ou máquinas que não tenham a senha de acesso recuperem os dados.
Esses discos externos já saem preparados de fábrica com a proteção e são bastante simples de usar: basicamente conectar ao computador e realizar os procedimentos de segurança pedidos pelo sistema. A má notícia é que podem custar cerca de duas vezes mais do que similares sem a proteção. 
Em sites buscadores de preço, HDs externos comuns de 1 TB podem ser encontrados por a partir de R$ 260. Já os com sistema de criptografia (e de quebra, back up automático) com a mesma capacidade não são vendidos por menos de R$ 520.
A segunda forma indicada por Beserra como 100% segura é um tanto mais simples. "Basta substituir o HD original da máquina por outro, que nunca teve os dados que você tanto quer proteger", aponta o especialista. "Deste modo, é certeza que alguém jamais conseguirá ter acesso ao seu conteúdo."
Fonte:pcworld

>