Como Prevenir Pedra nos Rins


A ingestão excessiva de alimentos gordurosos também favorece a formação dos cálculos


Beber líquidos ajuda a prevenir pedra nos rinsNeste período de temperaturas mais elevadas, a hidratação adequada, com ingestão frequente de líquidos, principalmente de água, é a principal arma contra a formação de cálculos renais.
O urologista Alcides Mosconi explica que 12% da população apresenta cálculo renal. Em 80% dos casos as pedras são expelidas naturalmente.

Os demais pacientes apresentam dores fortes e outros problemas como infecções que precisam ser tratadas com medicamentos e procedimentos cirúrgicos.

Quer saber como se formam os cálculos? Todas as pessoas expelem grandes quantidades de sais de cálcio, ácido úrico e outras substâncias pela urina. Em algumas delas, estes cristais ficam saturados na urina, se acumulam e acabam depositados nos rins formando, em longo prazo, as pedras.
O Hospital do Homem listou algumas dicas para ajudar a população a evitar o problema durante o ano todo.
- Beba água. O ideal é consumir, no mínimo, dois litros ao longo do dia. Quem faz atividade física deve fazer reposição de líquidos durante a atividade. A indicação é tomar cerca de 600 ml de água a cada 40 minutos de exercícios.
- Aposte nas frutas cítricas. Sucos de abacaxi, limão e laranja contêm citrato, substância que inibe a formação de cálculos.
- Fuja das bebidas alcoólicas. Mesmo nos dias mais quentes é importante não abusar na ingestão de álcool. Este tipo de bebida desidrata as células e pode trazer outros problemas de saúde.
- Evite ingerir receitas caseiras. O conhecido chá de quebra-pedra é um mito. A mistura pode ser tóxica caso haja exagero na quantidade de ervas. Além disso, não são as folhas que desfazem os cálculos renais, mas sim a água do chá.
- Alerta: pacientes obesos estão mais propensos a desenvolverem o problema. O tabagismo também aumenta a chance de aparecimento dos cálculos. Praticar atividade física pelo menos três vezes por semana é importante para a saúde de todos os indivíduos.
- Fique atento ao que você leva à mesa. A ingestão excessiva de alimentos gordurosos e industrializados pode acelerar ou provocar desequilíbrios no corpo e propiciar a formação dos cálculos. Não exagere no consumo de proteínas de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) e frutos do mar, que são ricos em cálcio e ácido úrico.
Clique aqui para saber quanto você precisa emagrecer e comece agora mesmo sua reeducação alimentar!
Por Jessica Moraes
Fonte:maisequilibrio


-->



>