Apple deverá responder na justiça por obsolescência programada do iPad

Apple pode sofrer mais um golpe duro no Brasil. Após perder a marca 'iPhone' para a Gradiente, a empresa deverá responder na justiça a uma ação coletiva movida contra ela, por práticas comerciais abusivas com oiPad 4.iPad Retina

A empresa é acusada pelo Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática (IBDI) de realizar o que se configura como "obsolescência programada" e, caso perca o processo, a Applepoderá ter de ressarcir usuários que compraram o iPad de terceira geração, que foi subsituído em menos de um ano pelo iPad 4.


-->



Como aponta o Jornal do Comércio-RS, a empresa não trouxe inovações suficientes para um novo produto. Segundo a acusação, as novidades presentes no iPad 4 (novo processador, novo conector e câmera melhor) poderiam estar presentes no tablet da terceira geração.

Ao jornal, o advogado do IBDI, Sergio Palomares, afirma que a Apple também iludiu seus consumidores. "Eles achavam que estavam comprando um equipamento de ponta, sem saber que já era uma versão obsoleta", afirma. AApple ainda não comentou o assunto.

A ação, encaminhada à 12ª Vara Cível do Distrito Federal no dia 6 de fevereiro, também aponta que ao mostrar o iPad 4 em outubro de 2012, a Applequebrou seu ritmo de lançamento, com um ano de separação entre um produto e outro.

>